Nelore ZWZ - Página Inicial  
Get the Flash Player to see this rotator.

Objetivos

1. PRECOCIDADE EM GANHO DE PESO

 

Se apartarmos um bezerro aos oito meses com um peso entre 210 e 240 quilos, esperamos que nos dez meses seguintes ele deveria dobrar o seu peso - alcançando os quatrocentos e oitenta ou 500 quilos. salvo se as condições de alimentação forem muito precárias - mas estamos falando de condições adequadas de alimentação a pasto e sanidade;

 

Objetivos

 

Comparando o custo de um animal e da sua permanência na pastagem, no dobro de tempo, o criador que terminar um boi em 48 meses deixará de obter o dobro de lucro.

 

 

2. FERTILIDADE E PRECOCIDADE SEXUAL

 

Na nossa seleção buscamos e recomendamos uma melhora no desempenho sexual. Uma matriz que emprenha mais cedo e que pare um bezerro ao ano - isto é o principal papel de uma vaca fértil, além de desmamá-lo mais pesado.

 

Objetivos

 


Lembramos que esta vaca deve possuir porte médio, evitando-se matrizes com medidas exageradas. Matrizes de porte muito grande e exigentes não encontrarão no pastejo direto condições para alimentar a si mesma e um bezerro, sacrificando assim a sua parte reprodutiva e ou a taxa de lactação (vide “O tamanho da vaca ideal" – Miguel da Rocha Cavalcante).

 

 

3. CARACTERÍSTICAS QUALITATIVAS E QUANTITATIVAS DE CARCAÇA

 

Atualmente com os marcadores moleculares já é possível avaliar os animais ainda muito jovens, com relação ao seu potencial para as características de carcaça – tais como rendimento, área de olho de lombo e maciez.

 

Objetivos

 


A carne de zebu está em fase de valorização e ampla aceitação no mercado externo, seja pelo fato de possuir gordura externa ( o que dá ao consumidor a possibilidade de escolha de consumi-la ou não), seja pelo baixo teor de gordura interna – carne magra e mais saudável, mais ainda porque a grande extensão territorial do Brasil permite o crescimento e engorda do boi no pasto – este último fato transformou-se em selo de qualidade ou selo do boi de capim.


Se alcançarmos as características de precocidade no acabamento carcaça com o gado Zebu, no nosso caso com o Nelore, suplantaremos as vantagens apregoados por quem utiliza o gado europeu – conhecidamente pouco resistente ao nosso meio – que para competir com o Zebu exige alto custo de manutenção tais como estrutura de confinamento e alimentação suplementar artificial. Isto foge da redução do custo final e também das conhecidas vantagens do boi de capim.

 


Desenvolvido por Agência WF