Nelore ZWZ - Página Inicial  
Get the Flash Player to see this rotator.

Apresentação

A Estação experimental de genética zebuína ZWZ (zebu wersus zebu) dedica-se a criação de nelore PO – PERFIL PROVA, no vale de Macarani, região sudeste da Bahia.
O trabalho consiste no aprimoramento dos índices zootécnicos para peso na desmama, ganho pós desmama e peso máximo entre 18 a 24 a campo, idade ao primeiro parto, conformação frigorífica (rendimento de carcaça); procurando um limite máximo e ótimo de produtividade, sem comprometer as fases de crescimento e desenvolvimento, bem como preservação de caracteres raciais.

 

Apresentação 01


Entendemos que o exagero no aprimoramento isolado de determinada função, compromete seriamente outras funções – por exemplo, o exagero no tamanho e no peso, produzirá alterações de aprumos, partos distócicos e animais tardios. Assim é que buscamos animais equilibrados, de porte médio, com acabamento para corte entre 18 a 24 meses e início da vida reprodutiva antes dos 18 meses.


Apresentação 01

 

Este perfil de nelore vem se consolidando nos trópicos, como opção sustentável para as nossas condições – solos pobres, pastos de braquiária, intempéries climáticas nem sempre previsíveis, longos períodos de estiagem e escassez alimentar. Ainda assim a vaca nelore, de conhecida fertilidade e alta rusticidade, consegue deixar um produto por ano para o criador.
O nelore tem sido também base para os mais diversos tipos de cruzamento industrial; sem esta heterose o gado europeu jamais teria pastado no Centro-Oeste, Norte e Nordeste do Brasil.


Apresentação 01


Por esta razão e tantas outras qualidades é que a raça tornou-se hegemônica nos trópicos. O ilustre professor Bonsma, em visita ao Brasil, disse que se tivesse conhecido o nelore não teria criado a raça bonsmara.
Por estas qualidades citadas e outras inúmeras é que escolhemos a raça nelore como objeto da nossa empresa. Recaindo a nossa escolha sobre o perfil prova, trabalhando seus indicies zootécnicos para produtividade e convívio sustentável nas reais condições da pecuária brasileira.

 

Desenvolvido por Agência WF