Nelore ZWZ - Página Inicial  
Get the Flash Player to see this rotator.

Metodologia

Utilizamos exclusivamente a inseminação artificial nas matrizes convencionais – não utilizando touros de repasse. Um touro só será utilizado em nosso serviço se for um animal excepcional, neste caso para teste de progênie.
Com isto aumenta-se a variabilidade genética e possibilidade de ganhos em características genéticas desejadas em menor espaço de tempo – estrutura de carcaça, aprumos, padrão racial, precocidade sexual, etc. Além de submeter as matrizes a uma substancial pressão de seleção para fertilidade.

As matrizes doadoras são “modelos de matrizes” se forem modelos a campo para características produtivas (precocidade de peso, quantitativo de carcaça, habilidade maternal)  e não apenas características reprodutivas, nestas utilizamos TE e FIV.

 

Metodologia02

Matrizes de médio porte sob pressão do uso de inseminação exclusiva
sem touro de repasse


Para escolha de touros empregados na IA utilizamos as DEPs de animais com alta acurácia, sendo o ponto de corte das diferenças esperadas nas progênies o peso ao soberano (PS) e ganho de peso pós desmama (GPD).

 

Metodologia02

DEP's - PMGZ Embrapa ABCZ


Salientamos que o peso ao soberano é o ponto de corte principal, mas este animal só será utilizado em nossas matrizes se as outras características, tais como caracterização racial, habilidade maternal, quantitativo de carcaça e precocidade sexual, possuírem DEPs elevadas e com acurácia confiável.
Utilizamos ainda o PMGZ – Embrapa/ABCZ como ferramenta com quatro pesagens anuais.

 

Metodologia01

Prova de ganho de peso à pasto


A prova de ganho de peso também é um item indispensável do nosso trabalho de melhoramento - aqui podemos avaliar os reprodutores utilizados confirmando suas DEP's, o potencial e contribuição das matrizes, bem como a escolha de animais destinados ao mercado - no caso dos tourinhos.
Também é de suma importância o uso dos marcadores moleculares igenity – o qual empregamos em animais selecionados, não em substituição às DEP’s, mas sim como complemento.

 

 

Metodologia04

 

 

Perfil IGENITY Gado de Corte Nelore
Maciez (WBSF kg)
Peso a Desmama (kg)
Ganho de Peso Pós Desmama (kg)
Rendimento de Carcaça (%)
Área de Olho de Lombo (cm2)
Espessura de Gordura Subcutânea (mm)
Espessura de Gordura na Picanha (mm)
Precocidade Sexual (%)
Stayability (%)
Temperamento (%)
Resistência a Ectoparasitas (%)
 

 

Desenvolvido por Agência WF